Em relação ao seu teor, conta-se 70 registros (3 incompletos), sendo o primeiro anotado antes de 16 de janeiro de 1841 e o último em 03 de março de 1846. Os termos são de conteúdos diversos, distribuídos conforme tabela a seguir:
Tipo de Registro Quantitativo
Escritura de venda: 35
Escritura de alforria: 10
Termo de aduação: 09
Registro de testamento: 03
Termo de doação: 03
Termo de ajuste: 03
Escritura de dívida e obrigação: 02
Termo de fiança: 01
Termo de troca: 01
Termo de comparecimento: 01
Termo de conciliação: 01
Procuração: 01
Escritura de venda de quarto de casa e alcova [...]. Partes: Alferes Manoel Gonçalves Mininéa Netto, Capitão Lazaro Valentte Barreto. Testemunhas: Manoel Gonçalves Mininéa de Loureiro, Antonio de Loureiro de Abreu. Escrivão: Marcos de Noronha da Costa. Página: 7.
Tribunal de Relação do MaranhãoManoel Raymundo do Amaral dá liberdade às escravizadas Adelina e sua filha. Data da alforria: 30/11/1876. Escrivão do Juiz de Paz e Tabelião: Antonio Miguel Ayres da Silva. Testemunhas: Aureliano P… Alves de Moraês, Manoel Corrêa, Antonio Pinto da Luz.
Tribunal de Relação do MaranhãoEscritura de venda de um quarto de casas e uma alcova que faz Antonio de Loureiro de Abreu e sua mulher dona Maria Antonia de Loureiro a Manoel da Penha Franca. Testemunhas: Manoel Gonçalves Mininéa de Loureiro, Manoel Gonçalves Mininéa Netto, Manoel Jose P[...]. Escrivão: Marcos de Noronha da Costa. Páginas: 7-9.
Tribunal de Relação do Maranhão“Escritura de venda de um citio que se acha cituado no Igarapé denominado Padres (?) que fazem Antonio da Silva Cecilio e sua mulher Maria do Rozario Cecilio a Maria Esperança Gomes, como abaixo se declara.” Descrição: O sítio possuía plantações de laranjeiras, limoeiros, c… e cinco estradas de seringueiras. Coletor Geral de Rendas da vila: João Pereira Caldas Zuzarte. Escrivão da Coletoria: Ayres da Silva. Escrivão do Juiz de Paz e Tabelião: Antonio Miguel Ayres da Silva. Testemunhas: Miguel de Azevedo Affonso, Belchior Medina da Cruz, Vicente da Silveira Bello, Mariano Portugues da Cruz (a rogo dos vendedores), Custodio Duarte da Silva (a rogo da compradora).
Tribunal de Relação do Maranhão